MÃE APARECIDA / ROGAI POR NÓS :

Gifs by Oriza - Lindos gifs, poemas, mensagens, recadinhos, scraps

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

LIGACATOLICAJESUSMARIAJOSE :

ARQ CONFRARIA.

LIGA CATOLICA JESUS, MARIA, JOSÉ.








CONHEÇA NOSSA LIGA CATÓLICA



Fundado em 05 de setembro de 1999, com a primeira reunião contando com 19 pessoas e presidida pelo Sr. Armando Goldner, o qual foi eleito presidente da Liga.
No dia 06 de agosto do ano de 2000, nossa Liga Católica J.M.J, foi oficializada pela Federação das Ligas Católicas de Vitória e Confederação Nacional. Presidiram a cerimônia, nosso Pároco na oportunidade, Frei Francisco e o Padre Mário da Confederação Nacional das Ligas Católicas. Foram abençoadas e entregues, as medalhas e seus respectivos cordões para diretoria e demais membros. Sr. Armando Goldner continuou à frente da Liga como nosso Presidente.
Em 07 de outubro de 2001, já com 28 liguistas, foi realizada nova eleição como previsto. Onde os membros eleitos permaneceriam durante dois anos. Por aclamação, foi reeleito o Sr. Armando Goldner que, aceitando o cargo, reformulou sua diretoria de trabalho.
Hoje contamos com 63 membros liguistas, entre crianças e adultos, que freqüentam assiduamente as reuniões e visitas. E a atual coordenação foi formada no dia 14 de dezembro de 2003 pelo então Presidente eleito em 02 de novembro de 2003 Sr. Antônio Rosa.
A Liga Católica Jesus, Maria e José do bairro Universal - Comunidade Santo Antonio, se orgulha de sua participação na área social e espiritual de nossa comunidade e até mesmo em comunidades vizinhas.
No primeiro domingo do mês, realizamos a reunião ordinária com todos os membros, após a Celebração da Palavra pela manhã. Também fazemos visitas periódicas á outras comunidades, conforme instrução da Confederação Nacional das Ligas Católicas e também Federação das Ligas da Grande Vitória, sendo que o intercâmbio fortalece visitantes e visitados.
Breve Histórico da Liga Católica, Jesus, Maria, José



A LIGA CATÓLICA JESUS, MARIA, JOSÉ foi fundada pelo Capitão Henrique Belletable em 1844, em Liège, na Bélgica, sob a orientação dos padres redentoristas, para proporcionar aos homens um instrumento de prática real e mais consciente de sua fé religiosa e, com isso, atender ao bem das respectivas famílias. Foi aprovada pela autoridade episcopal e, em 1847, elevada pelo Papa Pio IX à categoria de ARQUICONFRARIA. Todas as LIGAS que se fundavam, deviam agregar-se à SEDE PRIMÁRIA em Liège. Para facilitar a agregação canônica necessária, em vista dos Privilégios, foi obtido, pelo BREVE APOSTÓLICO, em 14 de novembro de 1922, para o Brasil, uma sede que tivesse a mesma autoridade da PRIMÁRIA de Liège. Foi elevada à categoria de PRIMÁRIA a LIGA de SANTO AFONSO, no Rio de Janeiro, com faculdade esclusiva de agregar todas as LIGAS CATÓLICAS atuais e futuramente existentes no Brasil, cujo pedido deve ser formulado à CONFEDERAÇÃO NACIONAL.
A existência eclesiástica nacional das LIGAS no Brasil foi entregue aos padres redentoristas da Província do rio de Janeiro.
A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS LIGAS CATÓLICAS J.M.J., fundada em 1981, teve, inicialmente, sua sede no Rio de Janeiro (Igreja de Santo Afonso). Em Juiz de Fora (Igreja de N. Senhora da Glória), de 1974 - 1988. E, a partir de 1988, encontra-se em Campos dos Goytacazes, RJ, na CASA DO LIGUISTA (sede própria).
Cada LIGA é autônoma. Nos organizamos de acordo, o mais possível, com o Estatuto-Padrão, salvaguardando-se sempre a competência da paróquia e da (arqui)diocese a que pertencemos. Se houver dúvidas, consulta-se a CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS LIGAS CATÓLICAS. Não há nada, da parte da direção nacional, que impeça qualquer criatividade por parte das LIGAS, pelo contrário, essa é até desejada e incentivada.
O Regimento Interno compete a cada LIGA/FEDERAÇÃO em particular, que procurarão não se afastar das orientações e das linhas de ação pastoral de sua paróquia e de sua (arqui)diocese, bem como das normas da Confederação Nacional.


Resumo da Vida do Capitão

Henrique Belletable

Henrique Belletable nasceu no dia 8 de abril de 1813; era o penúltimo de 8 filhos. Já na idade de 14 anos escolheu a farda e entrou para a Escola Militar, onde encontrou um ambiente perverso. O espírito mau da escola influiu muito no moço cândido, inocente, e o levou para o mau caminho. Aos poucos foi-se descuidando dos deveres religiosos e vivia em pecado. Quem, como rapaz tão novo, teria resistido aos perigos da rude vida militar?

Mas ele tinha uma mãe religiosa, que rezava fervorosamente pela sua conversão. Além disto, Deus o predestinara para uma obra sublime e, por isso, seu erro, graças a Deus, não durou muito. Devia também aproveitar os poucos anos de vida que Deus lhe concederia. Já morreria na idade de 42 anos e... como um santo.

A sua conversão se parece com a do apóstolo São Paulo. É verdade que não se realça tanto como a desse. São Paulo cai no caminho para Damasco, fulminado pela luz divina. Então, "ele reza", nos diz a Sagrada Escritura, e, de perseguidor, se torna apóstolo de Jesus Crucificado.

Belletable, como oficial brioso do exército belga e como trovador conhecido do quartel, estava, certo dia, perto de uma árvore magnifíca, que exteriormente chamava a atenção de todos, mas interiormente estava apodrecida, morta. Assim o dizia o jardineiro. Ouvindo essa palavra, Belletable, como fulminado, pensa. "É a minha imagem; interiormente estou apodrecido, morto".

Começa a rezar, como ele mesmo nos conta; a luta é terrível, mas a graça vence e, desde aquele momento, ele é um exemplo para todos, como entre milhares não se encontra um. Não faz segredo da sua conversão. 48 horas depois todo o quartel sabe que mudou de vida e que pronto para suportar as caçoadas e o desprezo. Bem depressa tornou-se conhecido como santo.

Quem operou esta mudança milagrosa? Quem alcançou-lhe esta graça extraordinária? Presenciamos destas conversões repentinas por toda a parte - em Portugal, França, América do Norte, Brasil, em outros países, por intercessão de Maria Santíssima. Mais tarde afirmava que Nossa Senhora lhe tinha aparecido. Como estrela fúlgida ela iluminou toda a vida dele.

Dum só golpe da graça, Henrique Belletable pertence agora inteira e unicamente a Deus. Entende perfeitamente que terá de enfrentar os escárneos e zombarias mais acerbas; que o esperam combates pesados, e que o melhor modo de vencer é professar corajosa, aberta e decidamente a sua fé.

De fato, é isso que caracteriza a índole firme e resoluta de Belletable. Entrega-se totalmente e sem reserva a Deus e nunca mais há de abandoná-lo. A graça tinha operado milagres em sua alma.

De certa feita, estava assentado à mesa dos oficiais e eis que se puseram a zombar da sua mudança. Belletable se levanta e com olhos chamejantes diz: "Não, meus senhores; não me envergonho da minha fé. Sirvo ao Rei, e eis a minha espada com a qual estou pronto a defendê-lo. Porém, sirvo também ao meu Deus, e eis aqui outra arma que jamis me há de abandonar". E, ao mesmo tempo, tira do bolso o terço e o levanta com legítimo orgulho. Calaram-se os zombeteiros. Um dentre eles viu-se mais tarde castigado por Deus: a lingua, que proferia as frases escarnecedoras, teve de lhe ser amputada.

A vida de Henrique estava fundada numa fé viva. Cumpria seu dever militar pontualmente e merecia os elogios dos seus superiores, mas o seu único cuidado era santificar sua alma. Nunca o encontraram num bar ou em má companhia. Passava os dias lendo livros reliosos, especialmente os de Santa Tereza.

Em todas as suas ações brilha a fé. Exorta por seu exemplo e conduz outros a Deus. Quando a sua filha chegou à idade de casar-se, o pensamento dele era: "Ela pode casar-se numa classe inferiorà minha, mas ceder em questão de fé, isto nunca".

As suas cartas demonstram espírito de fé e testemunham uma vida intensamente religiosa. A profissão pública da fé é motivo de não quererem elementos anticatólicos do exército reconhecer os seus méritos como militar; por isso nunca é promovido a postos mais elevados.

Desta fé viva provém intensa vida de oração. Em todos as dificuldades, em todos os sofrimentos procura com grande confiança consolo na oração. Na família introduz a oração em comum. Muitas vezes se deixa fechar na igreja e, durante horas em seguida, fica rezando perante o Santíssimo. Durante a noite levanta-se para rezar.

Até sacerdotes e seminaristas o admiravam. Assiste diariamente à Santa Missa; três vezes por semana comunga. É apóstolo e não pode ver a indiferença dos operários de uma usina siderúrgica, que se descuidavam dos filhos.

Seis anos meditou, rezoue, por fim: fundou a Associação da Sagrada Família, que no Brasil tomou o nome de Liga Católica Jesus, Maria, José. "Queremos melhorar a posição dos homens, reconduzindo-os à Religião".

Começou com 7 homens e quando morreu, onze anos depois, já havia 156 Ligas Católicas na Bélgica, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, América e Luxemburgo.

Escreveu numerosas cartas cheias de santos pensamentos. tinha tanta piedade na oração, que, certa vez, um pecador se converteu só em vê-lo rezar.

Disposto a sofrer tudo por amor a Deus e às almas, suportou com admirável paciência horríveis sofrimentos internos como externos. Finalmente, enfraquecido por moléstia cardíaca, teve em Hoei, na Bélgica, uma santa morte, depois de ter recebido, de joelhos, os últimos sacramentos.

Padre Dechamps disse à filha dele, Henriette: "Não precisa rezar por alma de seu pai, mas pode invocá-lo como um santo".

Em memória deste santo fundador da Liga Católica J.M.J., erigiu-se em Venlo, sua cidade natal, um monumento e, entre nós, o célebre pintor Carlos Oswald, da Liga Católica de Santo Afonso, do Rio de Janeiro, pintou um quadro belíssimo.

Aprovou a Deus, por intermédio do seu fiel servidor, Henrique Belletable, conceder muitas graças aos que invocaram sua intercessão

Orações

Lembrando-se das palavras "Ora et Labora" (Rezai e Trabalhai), palavras inspiradas na vida de Jesus, de sua Mãe e de São José, os liguistas procuram santificar o dia pela oração e pelo trabalho. Por isso:

  1. tenham o espírito de oração e transmitam esse espírito aos seus. Quer dizer, rezem as orações da manhã e da noite, com atenção, assim como antes e depois das refeições. Façam o possível para que essas orações sejam "em comum" na família. Saibam rezar nas horas de dificuldade como de alegria. Freqüentem sempre, nos domingos, a santa missa e participem deste santo sacrifício, se possível, comungando. Se no lugar não houver missa, celebrem o Culto Católico.
  2. A virtude principal do católico, portanto, mais ainda dos liguistas - será a virtude da caridade para com o próximo. Respeitarão a pessoa dos outros, sejam pequenos ou grandes. Haverá em casa boa harmonia. Defendam os seus direitos, mas respeitem também os dos outros.
  3. Sejam apóstolos no lar e na sociedade.

Nesta seção você encontrará algumas das orações rezadas por Nossa Liga.
Caso tenha uma em especial, é só enviar, faremos o possível para publica-la.







Rezando o Terço



Oferecimento do Terço

Divino Jesus, eu Vos ofereço este terço que vou rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, Vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo, e as graças de ganhar as indulgências anexas a esta santa devoção.

1- Sinal da Cruz

Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

2- Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!

3- Pai-Nosso

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

4- Ave-Maria

A primeira Ave-Maria em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos remiu; e a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

5- Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.

6- Primeiro Mistério e Pai-Nosso

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

7- Ave-Maria

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

8- Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

9- Jaculatórias

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.

10- Segundo Mistério e Pai-Nosso

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

11- Ave-Maria

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

12- Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

13- Jaculatórias

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.

14- Terceiro Mistério e Pai-Nosso

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

15- Ave-Maria

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

16- Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

17- Jaculatórias

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.

18- Quarto Mistério e Pai-Nosso

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

19- Ave-Maria

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

20- Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

21- Jaculatórias

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.

22- Quinto Mistério e Pai-Nosso

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

23- Ave-Maria

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

24- Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

25- Jaculatórias

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.

26- Agradecimento

Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma :

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Rogai por nós, o Santa Mãe!

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Os Mistérios

Mistérios Gozosos (Reze às 2as e 5as feiras)

1° Mistério: A Anunciação do Anjo à Nossa Senhora

2° Mistério: A visita de Maria à sua prima Isabel

3° Mistério: O nascimento de Jesus em Belém

4° Mistério: A apresentação do Menino Jesus do Templo

5° Mistério: O encontro de Jesus entre os doutores no Templo

Mistérios Dolorosos (Reze às 3as e 6as feiras)

1° Mistério: A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

2° Mistério: A flagelação de Jesus atado à coluna

3° Mistério: A coroação de espinhos de Jesus

4° Mistério: A subida dolorosa do Calvário

5° Mistério: A crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

Mistérios Gloriosos (Reze às 4as, sábados e domingos)

1° Mistério: A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

2° Mistério: A Ascensão gloriosa de Jesus as céu

3° Mistério: A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos

4° Mistério: A Assunção gloriosa de Nossa Senhor as céu

5° Mistério: A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do céu e da Terra



Oração à Sagrada Família



Ó Jesus, que santificastes a família por vossa vida oculta, por vosso exemplo de filho e trabalhador, atendei-nos em nossas necessidades. Lembrai-vos de que nos comprometemos de ser bons cristãos, numa vida de amizade sincera, de mútua compreensão.

Concedei-nos o dom de perseverar constantemente na imitação da Vossa Sagrada Família. Ajudai-nos na nossa vida de apóstolos leigos, testemunhando a vossa presença em nossa vida.

Ó Maria Santíssima, intercedei por nós que queremos ser vossos filhos e filhas. São José, Chefe da Sagrada Família, socorrei-nos e colocai nas mãos de Maria as nossas súplicas, a fim de que ela as apresente a Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Senhor Deus, recebemos de Vós uma missão importante e difícil: transformar este mundo pelo amor fraterno, pela ajuda mútua, pela justiça e honestidade no trabalho. Nós vos pedimos: aumentai a nossa caridade, firmai a nossa fé e dai-nos esperança de que, ajudados pela vossa graça, conseguiremos realmente modificar a face da terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração do Amanhecer


Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-vos a paz, a sabedoria, a força.

Quero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente, ver além das aparências vossos filhos como vós mesmos os verdes e, assim, não ver senão o bem em cada um.

Fechai meus ouvidos a toda calúnia. Guardai minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre que todos quantos se achegarem a mim sintam vossa presença.

Revesti-me de vossa beleza, Senhor, e que, no decurso deste dia, eu vos revele a todos.

Amém.

Oração da Noite


Senhor, eu vos dou graças porque estais presente em mim, nas pessoas que amo, na Igreja e no mundo inteiro. Agradeço-vos por tudo o que me aconteceu neste dia e por todo o bem que se realizou no mundo.

Peço-vos perdão porque não fui capaz de amar todas as pessoas como tu amas, nem me coloquei gratuitamente ao serviço dos outros, especialmente dos mais pobres, sem esperar nenhuma recompensa.

Perdoai também, Senhor, todos aqueles que hoje só viveram para si mesmos e vos desprezaram na pessoa dos doentes, dos velhos, das crianças indefesas, daquelas que não têm proteção alguma.

Fazei, Senhor, que estes que sofrem tantas injustiças encontrem alguém que se interesse por eles, que os defenda e os ajude até que as pessoas aprendam a viver como irmãs.

Que o vosso mandamento do amor seja vivido por todos e que acabem a exploração, as injustiças, as guerras, e toda ganância que divide e escraviza tanto as pessoas.

Abençoai meu repouso, Senhor, e que amanhã eu acorde para uma vida nova, sendo um instrumento do vosso amor.

Amém.

Oração para antes das Refeições


Obrigado, Senhor, por estes alimentos que vamos tomar agora.

Eles nos sustentarão dando ao nosso corpo a saúde e a resistência para o trabalho diário.

Que eles sirvam também para nos dar disposição em servir aos mais fracos, aos que não têm saúde, aos que precisam de ajuda. Alimentai, Senhor, o nosso espírito para que saibamos usar bem o nosso corpo e, vivendo em comunhão constante com os irmãos e convosco, cheguemos a participar do banquete celeste, preparado por Cristo, nosso Senhor! Amém.

Oração para depois das Refeições


Ó Deus, nosso Pai, nós vos damos graças pelo alimento que generosamente nos ofereceis, aqui reunidos em família; concedei que nós também saibamos levar espontaneamente aos irmãos os vossos dons e favores, e possamos tomar parte no banquete eterno. Por Cristo nosso Senhor.

Amém.

Links


Vaticano - site oficial do Vaticano

Arquidiocese de Brasília - site oficial da Arquidiocese de Brasília

Combonianos - Site dos Missionários Combonianos no Brasil.

Editora Vozes - Voltada para o público universitário e religioso. Atua nas áreas de Catequese, Teologia, Pastoral, Liturgia, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Antropologia, Comunicação, Literatura e Filosofia.

Católica Net - grande portal da família católica

Busca Católica - O site de busca de Igreja Católica


Histórico da Liga Católica


O que é a Liga Católica?


Breve Histórico da Liga Católica, Jesus, Maria, José.


A LIGA CATÓLICA JESUS, MARIA, JOSÉ foi fundada pelo Capitão Henrique Belletable em 1844, em Liège, na Bélgica, sob a orientação dos padres redentoristas, para proporcionar aos homens um instrumento de prática real e mais consciente de sua fé religiosa e, com isso, atender ao bem das respectivas famílias. Foi aprovada pela autoridade episcopal e, em 1847, elevada pelo Papa Pio IX à categoria de ARQUICONFRARIA. Todas as LIGAS que se fundavam, deviam agregar-se à SEDE PRIMÁRIA em Liège. Para facilitar a agregação canônica necessária, em vista dos Privilégios, foi obtido, pelo BREVE APOSTÓLICO, em 14 de novembro de 1922, para o Brasil, uma sede que tivesse a mesma autoridade da PRIMÁRIA de Liège. Foi elevada à categoria de PRIMÁRIA a LIGA de SANTO AFONSO, no Rio de Janeiro, com faculdade esclusiva de agregar todas as LIGAS CATÓLICAS atuais e futuramente existentes no Brasil, cujo pedido deve ser formulado à CONFEDERAÇÃO NACIONAL.

A existência eclesiástica nacional das LIGAS no Brasil foi entregue aos padres redentoristas da Província do rio de Janeiro.

A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS LIGAS CATÓLICAS J.M.J., fundada em 1981, teve, inicialmente, sua sede no Rio de Janeiro (Igreja de Santo Afonso). Em Juiz de Fora (Igreja de N. Senhora da Glória), de 1974 - 1988. E, a partir de 1988, encontra-se em Campos dos Goytacazes, RJ, na CASA DO LIGUISTA (sede própria).

Cada LIGA é autônoma. Nos organizamos de acordo, o mais possível, com o Estatuto-Padrão, salvaguardando-se sempre a competência da paróquia e da (arqui)diocese a que pertencemos. Se houver dúvidas, consulta-se a CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS LIGAS CATÓLICAS. Não há nada, da parte da direção nacional, que impeça qualquer criatividade por parte das LIGAS, pelo contrário, essa é até desejada e incentivada.

O Regimento Interno compete a cada LIGA/FEDERAÇÃO em particular, que procurarão não se afastar das orientações e das linhas de ação pastoral de sua paróquia e de sua (arqui)diocese, bem como das normas da Confederação Nacional

Chegou ao Brasil, em 1902, pelos Missionários Redentoristas Holandeses que, na cidade de Juiz de Fora – MG, fundaram a primeira LIGA CATÓLICA. Também no Brasil, o movimento liguista se espalhou pelas principais cidades e tornou-se um importante instrumento de EVANGELIZAÇAO das pessoas, atuante até os dias de hoje.

Símbolos


  • Modelo de vida = A Sagrada Família..
  • Lema = Orai e Trabalhai.
  • Bandeira = vermelha, amarela e verde.
  • Saudação: Viva Jesus, Maria e José!
  • Cordão com medalha da Sagrada Família.



Objetivo geral da liga católica


Na época da fundação da Liga Católica, o seu principal objetivo era levar homens, em especial os operários para serem evangelizados na Igreja. A Igreja era mais freqüentada por mulheres.

Atualmente, procura trazer os cristãos (homens, mulheres, jovens e crianças), para rezar e trabalhar dentro da própria comunidade e, assim exercer seu apostolado leigo, com as principais atividades:

  • Estudar a palavra de Deus por meio de cursos bíblicos, palestras e reuniões de formação.
  • Participar das missas e cursos ligados à Igreja (batismo, noivos, casais e outros).
  • Rezar terços em família e na comunidade.
  • Participar dos retiros espirituais (com reflexões, cânticos e orações).
  • Participar de romarias, visitas a orfanatos e asilos.
  • Prestar assistência educacional e filantrópicas a seus associados e familiares. Participar na vida da Igreja buscando sempre uma pastoral de conjunto e em especial a Pastoral Operária e Familiar.



  • Como são organizadas as ligas católicas?

As Ligas Católicas são autônomas, isto é, são organizadas e dirigidas por leigos, pessoas da Comunidade que se reúnem na Paróquia onde são desenvolvidas.

As diversas Ligas de uma cidade ou região formam uma Federação (Arqui) Diocesana, sob a orientação espiritual do Senhor Bispo.

No Brasil, as Federações e as Ligas, são dirigidas pela Confederação Nacional das Ligas Católicas, com sede na Casa do Liguista, em Campos – RJ, sob a coordenação e orientação dos Padres redentoristas.


  • Patrono

Henrique Belletable nasceu no dia 8 de abril de 1813; era o penúltimo de 8 filhos. Na idade de 14 anos escolheu a farda e entrou para a Escola Militar. A vida de Henrique estava fundada numa fé viva. Cumpria seu dever militar pontualmente e merecia os elogios dos seus superiores, mas o seu único cuidado era santificar sua alma. Nunca o encontraram num bar ou em má companhia. Passava os dias lendo livros religiosos, especialmente os de Santa Tereza. Começou com 7 homens e quando morreu, onze anos depois, já havia 156 Ligas Católicas na Bélgica, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, América e Luxemburgo.

  • Orações

Lembrando-se das palavras "Ora et Labora" (Rezai e Trabalhai), palavras inspiradas na vida de Jesus, de sua Mãe e de São José, os liguistas procuram santificar o dia pela oração e pelo trabalho. Por isso:

1.   tenham o espírito de oração e transmitam esse espírito aos seus. Quer dizer, rezem as orações da manhã e da noite, com atenção, assim como antes e depois das refeições. Façam o possível para que essas orações sejam "em comum" na família. Saibam rezar nas horas de dificuldade como de alegria. Freqüentem sempre, nos domingos, a santa missa e participem deste santo sacrifício, se possível, comungando. Se no lugar não houver missa, celebrem o Culto Católico.

2.   A virtude principal do católico, portanto, mais ainda dos liguistas - será a virtude da caridade para com o próximo. Respeitarão a pessoa dos outros, sejam pequenos ou grandes. Haverá em casa boa harmonia. Defendam os seus direitos, mas respeitem também os dos outros.

3.   Sejam apóstolos no lar e na sociedade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário